O setembro amarelo marca uma importante campanha contra o suicídio. A preservação da saúde mental dos colaboradores também deve estar em pauta

Neste mês de setembro existem diversas ações são voltadas para a conscientização da prevenção ao suicídio, um tema delicado e que pede muita atenção.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio.

Por isso, o mês é destinado para fortalecer essa causa que deve ser também abordada durante todo ano, inclusive dentro das empresas, em que os profissionais, muitas das vezes sofrem com problemas relacionados à saúde mental.


Setembro amarelo
A empatia dentro das empresas é um fator primordial

4 sinais que pedem atenção

Visando a necessidade de trazer em pauta esse assunto no meio corporativo, trouxemos quatro sinais que ajudam a identificar que seus funcionários precisam de ajuda.

1 – Variações constante no humor: Se você percebeu que algum dos funcionários passou a apresentar variações de humor, não mantendo

2 – Queda gradativa de rendimento: A queda na produtividade pode ser um efeito de diversos fatores, porém, também pode ser um sinal de que o funcionário está passando por alguma dificuldade emocional, precisando de apoio.

3 – Sinais de isolamento: Um colaborador que tinha o hábito de conversar com os colegas e uma comunicação ativa passou a se isolar, ter menos contato, é preciso ficar em atenção. 

4 – Histórico pessoal relacionados à saúde mental: É importante que a empresa saiba o histórico pessoal dos colaboradores, referente aos problemas emocionais. Caso haja, é preciso ter sempre atenção, porém, sem ser invasivo à privacidade do mesmo.

4 dicas para prevenir e cuidar da saúde mental dos colaboradores

Agora, vamos as quatro dicas para você promover os cuidados na sua empresa e ações que preservem a saúde mental dos funcionários

1 – Gestão de cultura humanizada: A nossa primeira dica é o fortalecimento de uma cultura organizacional, baseada em princípios humanizados.

Ou seja, uma gestão voltada à valorização das necessidades e desejos dos colaboradores, proporcionando um ambiente que dá a voz, pratica a escuta ativa e coloca em pauta aquilo que é melhor para ambas as partes. Essa gestão envolve um treinamento para a liderança empática, solidária e justa.

2 – Desenvolvimento de programas de bem-estar: Algumas atividades podem ser inseridas na rotina, sem que a produtividade e resultados sejam afetados.

Ações como ginástica laboral, exercícios de respiração e até mesmo massagens ou uma sala de jogos para relaxar, podem ser disponibilizados aos funcionários durante a jornada de trabalho.

A vantagem dessas atividades, além de proporcionar o bem-estar, é que podem ser realizadas em poucos minutos (10 a 15min.), tempo considerado satisfatório para proporcionar momentos mais leves durante o dia.

3 –  Abordar, constantemente, o assunto: Outra dica importante é criar um relacionamento com os funcionários em que essas pautas sejam discutidas periodicamente.

Essas conversas serão positivas para identificar algum sinal e, até mesmo, outros problemas relacionados à produtividade e resultados da empresa.

4 – Disponibilizar um profissional da psicologia para os colaboradores: A nossa última dica é sobre a conscientização diária da empresa em relação à saúde mental dos colaboradores.

Assim como estruturar um setor de RH, financeiro e administrativo, por exemplo, é importante ter também um profissional de psicologia atrelado a sua rotina.

Com esse suporte dentro da empresa, disponível aos funcionários, o processo de identificação de problemas pode ser mais fácil e profissional, sem muito risco de ser invasivo com o colaborador.

Esse profissional, desta forma, ficará responsável por analisar o ambiente, prever situações e pronto a ajudar o funcionário que precisar.

Gestão Humanizada: O colaborador deve ser valorizado

Leia Mais: Gestão Humanizada: Aplique na sua empresa!

Atualmente, as empresas devem assumir um papel mais humanizado na vida de seus colaboradores, prezando por um local de trabalho também focado em pautas como essas. Assim, você poderá ter uma empresa que preza, além do empresarial, pelas causas sociais.

A sua empresa tem cuidado dos funcionários? Aproveite a oportunidade e faça ações para identificar e preservar aqueles que contribuem com o crescimento do seu negócio.

Leia Mais: Como diminuir o Turnover no seu escritório

Deixe um comentário