Inovação Disruptiva pode ser vista nos escritórios contábeis através da transformação tecnológica e ações que otimizam processos
Com o avanço das tecnologias, processos e o comportamento dos clientes, inovar está entre os tópicos mais importantes para as empresas continuarem fortes no mercado.
No entanto, essa inovação deve fazer sentido com o propósito de cada negócio, a fim de promover, de fato, uma transformação assertiva.
Neste sentido podemos destacar a inovação disruptiva, uma técnica que desencadeia benefícios para os empresários que buscam mudar seus processos.
Entenda a Inovação Disruptiva?
Criado por Clayton Christensen, Professor da Universidade de Harvard, definimos a inovação disruptiva como o processo de uma solução que já existe, mas que foi transformada e otimizada, em sua maioria, através da tecnologia.
Em outras palavras, o objetivo central dessa técnica é modificar um produto/serviço já existente, deixando-os mais acessíveis e simples de serem consumidos.
Seu maior legado é deixar de lado os padrões já estabelecidos e promover transformações que agreguem mais valor para o que está sendo ofertado.
Quais as características dessa estratégia?
Como vimos anteriormente, a inovação disruptiva está ligada ao rompimento de processos habituais.
Dessa forma, suas características são pautadas em objetivos diretos, o que dá sentido à aplicação dessa técnica nas empresas.
Podemos, então, destacar vantagens como:
– Melhoria na experiência do cliente; uma vez que promove a mudança lógica de consumo;
– Geração de valor na prestação de serviço; pois ofertando melhores soluções, passa a existir mais satisfação e valorização;
– Atração, fidelização e competitividade da marca; novas ideias e bons resultados sempre ganham espaço de destaque no mercado.
Como a inovação disruptiva acontece nos escritórios contábeis?
Processos manuais e repetitivos, alto índice de erros, insatisfação dos clientes, problemas no atendimento e falta de credibilidade.
Todos esses pontos são características de um escritório que ainda conta com uma operação manual, padronizada e sem algum tipo de auxílio tecnológico.
Quando o escritório decide automatizar algumas de suas funções, implanta softwares e outras ferramentas digitais que transformam a rotina, é possível enxergar a inovação disruptiva, com benefícios como:
– Melhores resultados entregues aos clientes;
– Gerenciamento efetivo do tempo, bem como as tarefas a serem feitas;
– Maior produtividade, com menor índice de erros e repetitividade;
– Clientes satisfeitos, tornando-os admiradores da sua marca.
Leia Mais: Não cometa esses erros na prospecção do cliente
Pequenas ações também caracterizam a inovação disruptiva
Outro ponto a ser destacado é que a inovação disruptiva não se baseia em grandes transformações tecnológicas. Toda pequena ação que você promove que se torna mais acessível ao cliente, já conta como aplicação dessa técnica.
Por exemplo, ao trocar a maneira de contato de e-mail pelo WhatsApp, você torna o atendimento mais próximo, acessível e rápido.
Assim é possível reformular o seu escritório e ser mais relevante no mercado, levando em consideração o alto nível de competitividade.
Para concluir, a inovação disruptiva abre portas para o crescimento empresarial, além de ser uma estratégia que está ligada aos novos modelos de negócios e tendências do mercado.