Ferramenta já é uma necessidade do agora para contadores

O Marketing Contábil trouxe uma nova forma de fazer negócios e disseminar, ainda mais, o campo da contabilidade.

O que anteriormente era entendido apenas como um serviço burocrático de documentações e contas, atualmente vimos que os serviços contábeis têm sido compreendidos pelos clientes como um fator essencial.

Sendo assim, a inserção de uma ação de marketing no dia a dia dos contadores passou de ser um elemento “complementar” para um fator fundamental.

O que é o Marketing contábil?

O Marketing Contábil se assemelha com o marketing empresarial. Estamos acostumados a ver nas grandes e pequenas empresas aplicando em suas operações.

Contudo, assim como em cada área de atuação, o que diferencia é que o marketing contábil deve ser direcionado ao público alvo, utilizando assim estratégias especificas de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Dessa forma, podemos definir o marketing contábil como a porta de entrada para os contadores aumentar a cartela de clientes e estar páreo com a concorrência, sendo lembrado e diferenciando-se em meio a tantos profissionais.


As redes sociais impulsionou a necessidade de inserir o marketing na contabilidade.

Por que é uma necessidade?

Diante da explicação do conceito de marketing contábil, vimos que estruturar essa ação é o ato dos profissionais se promoverem e estarem presentes exatamente aonde o público está, usando de ações que fidelize os clientes atuais e conquiste os que estão por vir.

Além disso, essa é a tendência do futuro, ou melhor, do agora. Portanto, é necessário que os contadores estejam acompanhando o mercado para otimizar suas operações e não ficarem para trás.

Afim de acompanhar as necessidades do mercado atual e entregar melhores resultados aos clientes, mostre à eles a qualidade dos serviços prestados.

Como criar estratégias no Marketing Contábil?

Primeiramente, como salientamos no início, o marketing contábil deve ser direcionado ao público alvo, portanto, você deve conhecer os seus clientes mais de perto, traçando o perfil, desejos e comportamentos.

Posteriormente, com essas informações em mãos, é hora de colocar no papel as questões encontradas e buscar soluções que atendam a todos os tópicos.

Essas questões vão desde a resolução de problemas até a implementação de novos processos que vão potencializar sua prestação de serviço.

Leia Mais: 4 tendências para o setor de Franquias em 2022

No que eu devo apostar?

Redes Sociais: A dica mais básica e conhecida atualmente, porém, que traz grandes benefícios. Lembra que no início falamos em estar exatamente onde o seu cliente está?

Hoje o maior canal para promover o marketing é nas redes sociais e com a pesquisa prévia sobre o seu público, você saberá em qual rede será melhor investir.

Disponibilize conteúdos educativos: Nada melhor do que promover seus serviços, disponibilizando o seu conhecimento e mostra que você entende do assunto.

Além disso, os conteúdos educativos são os mais requeridos pelo público que constantemente buscam informações.

Lembre-se de ser claro e objetivo, além de priorizar informações básicas que, na maioria das vezes, são as que mais geram dúvidas aos clientes.

Aprimore a indicação “boca a boca”: Essa famosa maneira de indicação pode ser intensificada com o “marketing de recomendação” e atrair ainda mais clientes.

Cumpra com o que seu marketing promete: Aquilo que você divulga aos seus clientes deve ser verídico na entrega de serviço.

Ou seja, você precisa ser fiel ao seu marketing e entregar o que prometeu: qualidade, eficiência, vantagens, prioridades. Esse fator é fundamental para que você consiga firmar o seu propósito como contador.

Atrair, encantar e vender

Por último, nossa dica final para ter sucesso com o marketing contábil, é fazê-lo baseado no processo de atrair, encantar e vender.

Priorizando esses três pilares você pode transformar sua contabilidade, conquistando clientes com uma oferta diferenciada no mercado.

Não deixe de priorizar seu marketing, lembre-se que hoje, fazer negócios também inclui uma boa representação da sua imagem frente aos clientes.

Saiba como fidelizar o cliente na contabilidade

Deixe um comentário