As tendências para o setor de franquias neste ano prometem movimentar o mercado com novidades e ações inovadoras


Para colocar as tendências em ação, é necessário estudo prévio e planejamento para que as estratégias sejam efetivas.

Os novos direcionamentos do mercado também chegaram até o modelo de negócio de Franquias que podem, nesse novo ciclo, contar com uma expectativa de crescimento e oportunidade em suas operações.

Ao longo dos anos, as franquias têm se tornado cada vez mais forte em relação ao empreendedorismo, por se tratar de um formato mais viável e assertivo para quem quer empreender.

Ainda em 2021, segundo o último relatório divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias teve um desempenho de crescimento, no segundo trimestre, de 48,4%.

Os números, ainda que menores do que o esperado, em virtude da pandemia da Covid-19, mostram que o setor tem potencial para crescer mais neste ano de 2022.

O que os índices dizem

A previsão é baseada justamente nas flexibilizações relacionadas a Covid-19 e o avanço da campanha de vacinação.

Além disso, ainda segundo pesquisa da ABF, a retomada gradual dos hábitos dos consumidores, aumento do movimento no comércio e digitalização das redes de franquias, são outros pontos que contribuem para a expectativa positiva.

Com esse cenário consideravelmente favorável, podemos traçar algumas estratégias que irão contribuir com o impulsionamento das redes de franquias, intensificando como um todo o crescimento do setor.

Estratégias em alta: Confira as 5 tendências

1. Franqueados e a base de informações: Além do Kow-How que a Rede Franqueadora se encarrega de passar aos seus franqueados, os empreendedores devem se preocupar em sempre estar informado e munido de conhecimento, em diversas áreas.

Isso para que ele, como um franqueado, tenha uma melhor performance de atuação, além de se tornar cada vez mais competitivo e diferenciado no mercado.

2. Negócios Sustentáveis: Atualmente, no mundo corporativo, as práticas sustentáveis já não são mais uma opção, mas sim uma necessidade de uma governança corporativa diante do mercado.

Dessa forma, as franquias devem priorizar em sua gestão os pilares da sustentabilidade no quesito empresarial: Econômico, social e ambiental.

3. Atenção a LGPD: Na era dos dados, as franquias devem estar atentas ao uso e gerenciamento das informações de seus clientes, se adequando a Lei Geral de Proteção de Dados para garantir a segurança e confiabilidade do seu negócio.

Essa questão vem sendo pautas de diversas discussões e alerta as empresas de todos os portes a priorizarem suas tecnologias em relação a coleta e armazenamento de dados.

4. Cuidados sanitários: Ainda falando sobre pandemia, há a necessidade de manter as medidas de higiene que assegurem a saúde dos funcionários e dos clientes.

Afinal, essa será uma exigência por parte do público e ao novo comportamento da sociedade que está se adaptando ao novo normal.

Leia Mais: A Padronização é o pilar de uma rede de franquia

Desafios, oportunidades e resultados

Definitivamente o setor de franquias tem um grande desafio para se reinventar e crescer mais em 2022.

Contudo, tem a frente uma oportunidade de garantir que essas tendências transformem suas operações e a forma de fazer negócio.

Portanto, é o momento de se aprimorar e aplicar ações diferenciadas para alcançar bons e altos resultados.

Saiba mais sobre a Nova Lei de Franquias

2 respostas

Deixe um comentário