A Inovação está entre os pilares mais importantes para o crescimento sólido de uma empresa no mercado, seja ela qual for o seu ramo de atuação

Segundo uma pesquisa feita com mais de 1,6 mil profissionais de inovação global, realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), o número de corporações que relatam a inovação como uma de suas três principais prioridades, chegou a 75% no cenário pós pandemia.

Diante dos números, é notório que cada vez mais as empresas devem priorizar novas alternativas que as destaquem no mercado e não as façam cair na credibilidade frente a seus clientes.

No ramo da contabilidade não é diferente, os escritórios precisam acompanhar as mudanças e inovar em seus processos, como veremos mais abaixo.

Conheça a técnica Brainstorming

Por que a Inovação se tornou primordial?

Ao pensarmos em inovação, podemos logo associar a um processo de melhorias dentro da gestão empresarial.

Essas melhorias são pautadas através de gargalos que a empresa esteja enfrentando e até mesmo na necessidade de trazer novidades que a coloque em evidência, tendo como resultados o aumento de receita, redução dos custos e melhoria na experiência do cliente.

Todas essas vertentes caracterizam um plano de ação que está dentro do propósito da inovação e estratégias de transformação.  

E neste plano é possível traçar as ferramentas, meios e recursos que darão o “start” aos processos inovadores, bem como os resultados que esperam ser alcançados.

Prezando por esse raciocínio, a inovação é um pilar capaz de sustentar a credibilidade de um negócio, além de mantê-lo forte frente a concorrência.


Inovação
A inovação pode surgir de uma necessidade da empresa em transformar processos e com ideias revolucionárias.

E então, é possível inovar na rotina contábil?

A contabilidade não ficou para trás quando o mercado passou a ganhar novos moldes no que diz respeito à transformação.  

Por se tratar de uma área indispensável aos empreendedores, a ideia de inovação está presente no setor contábil, tanto nas habilidades dos profissionais, quanto nas técnicas, as quais têm sido melhoradas com processos tecnológicos.

Além disso, os contadores passaram a ganhar mais espaço no campo consultivo, o que expandiu suas oportunidades de prestação de serviços.

Dessa maneira, a contabilidade pode contar com processos inovadores, inclusive podemos classificar como um ponto crucial para o destaque dos escritórios.

Quais os melhores caminhos para inovação contábil?

Após entendermos que a inovação é uma ação plausível para os escritórios contábeis, chegou o momento de sabermos quais são as melhores estratégias para colocar essa transformação em prática.

Como já havíamos dito, a inovação surge, em sua maioria, diante de uma necessidade de melhoria e/ou crescimento da empresa.

Dessa forma, o primeiro passo é identificar se o escritório está com alguma falha que precisa ser sanada ou algum setor pode ser melhorado, como o atendimento, por exemplo.

Esses insights podem ser sentidos através da satisfação de seus clientes, nível de produtividade e empenho de sua equipe, além dos números e dados de resultados do escritório.

Outro ponto a ser analisado é se sua prestação de serviço não está estafada, cumprindo apenas o básico e ficando para trás em relação ao resto do mercado.

Após essas análises e as demais ações, que serão pertinentes a cada escritório, é hora de buscar o recurso que melhor se encaixa no seu problema e o que tem mais efetividade para o seu planejamento.

A tecnologia pode te ajudar

Quando a tecnologia é bem implantada e executada, o contador consegue trazer à sua operação grandes benefícios.

No geral, uma vez utilizada de maneira assertiva, toda automação voltada a melhoria da contabilidade pode fazer parte da inovação em um escritório.

Ela ainda abre espaço para que o contador tenha tempo para gerenciar sua carreira e para se especializar nas novas demandas do mercado.

Sendo assim, o contador possui uma vasta rede de oportunidade para inovar e incluir esse tópico no planejamento estratégico de seu escritório.

Nos siga no instagram!

2 respostas

Deixe um comentário