A técnica de brainstorming está ligada a quantidade de ideias e possibilidades para resolução de problemas  

“Duas cabeças pensam mais do que uma”. Certamente você já ouviu esse ditado em algum momento, certo é que, com uma boa estratégia, essa técnica realmente é válida.

É o caso do Brainstorming. Um método desenvolvido por Alex Osborn, autor do livro “O Poder Criador da Mente”.

Baseado no propósito de que todas ideias são bem-vindas, esse método pode ser um grande aliado nas tomadas de decisão.

Confira a seguir



Leia Mais: Análise de Dados como diferencial competitivo do Contador

O que é Brainstorming?

Podemos definir o Brainstorming como uma “explosão de ideias” utilizada para otimizar a resolução de problemas ou as estratégias de algum novo projeto/produto.

Essa técnica é muito utilizada nas ações de marketing, que exigem criatividade para que o objetivo seja atingido com êxito.

Contudo, com o passar do tempo, ela se popularizou e começou a fazer parte de outras áreas do mundo empresarial, uma vez que a carga de tomadas de decisão demanda inteligência e estratégia.

No campo da contabilidade não é diferente, o Brainstorming se encaixa muito bem quando falamos do alto fluxo de solução de problemas presentes na rotina contábil.

Como funciona o Brainstorming na prática?

Bom, podemos considerar que uma reunião Brainstorming deve ser feita de maneira flexível, em reuniões “leves” em que os participantes se sintam à vontade para expor suas ideias.

Dentro desse processo a principal regra é não descartar possibilidades, ou seja, todas as ideias e propostas devem ser consideradas, até mesmo aquelas, aparentemente, “absurdas”.

Isso acontece, pois, em uma dessas ideias pode estar o ponta pé inicial para a solução do problema e também um caminho para o início de um projeto.

Outro ponto a se destacar é o tempo de duração das reuniões de Brainstorming. Elas não devem ser muito demoradas para que não prejudiquem o processo criativo e se torne cansativo.

Otimizando a reunião de Brainstorming

Falamos anteriormente sobre a liberdade de explorar as ideias em uma reunião de Brainstorming.

Contudo, existem algumas recomendações para que essa estratégia seja otimizada, as quais apresentaremos abaixo:

  Evite críticas. Nessa explosão de ideias, lembre-se que as possibilidades devem ser exploradas, portanto, uma reunião de Brainstorming deve ser livre de críticas ou apontamentos.

É recomendado que participem em torno de cinco a dez participantes, diversificando os setores envolvidos, com um líder para coordenar a reunião. Dessa maneira, os pontos de vista são diferentes e poderão ser unificados em uma ideia central.

Encontrar qualidade dentro da quantidade. Como o Brainstorming parte do pressuposto de “chuva de ideias”, a quantidade é bem-vinda nesse processo, contudo, ao fim desse processo deve-se achar a qualidade de tudo que foi colocado em pauta.

A junção das ideias propostas devem gerar a estratégia para o objetivo final/tomada de decisão.

Resultados a serem obtidos

Agora que você já sabe como se deve conduzir uma reunião Brainstorming, é hora de sabermos quais resultados devem ser gerados a partir dessa técnica.

1.   Combinar e melhorar ideias: Após o encontro, todas as ideias consideradas devem ser combinadas – estrategicamente – e formar uma central de possibilidades melhoradas, a fim de chegar a uma solução definitiva;

2.   Evolução de resultados: Outra característica do processo de Brainstorming, é o fato dos resultados passarem a ser efetivos, ou seja, o que antes não funcionava, agora tem que ser uma opção de caminho; 

3.   Feedbacks ao grupo sobre os resultados: Os participantes devem ser informados sobre os resultados finais e como serão os próximos passos;

4.   Fortalecimento da Cultura organizacional: A tendência de ceder espaços aos funcionários para a exposição de ideias, deve ser um indicador para o fortalecimento da cultura organizacional, como o trabalho em equipe, produtividade e satisfação dos mesmos. 

Concluindo, tudo o que vimos até aqui, a técnica do Brainstorming ou Tempestades de ideias, é uma das estratégias do mercado para otimizar processos de tomada de decisão.

Destacamos que cada estratégia deve ser alinhada com os objetivos que sua empresa deseja atingir.

Porém, de qualquer maneira, elas podem ser aplicadas em diferentes momentos, de acordo com a necessidade apresentada.

Lembre-se de que por trás do Brainstorming existe uma grande valorização dos colaboradores, visando o crescimento como um todo.

Portanto, avalie seus processos e coloque em prática as reuniões de Brainstorming para alavancar o seu negócio. 

Nos acompanhe no Linkedin!

2 respostas

Deixe um comentário