As práticas de governança afetam positivamente o desempenho de longo prazo da empresa

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, o IBGC, a governança traduz princípios e valores em ações que causam impacto positivo na gestão, e que contribui com fatores importantes, como a criação de estratégias e o alinhamento dos interesses de todos os envolvidos no negócio.

A Governança Corporativa está presente no dia a dia de grandes empresas e seus reflexos são altamente positivos, uma vez que seu objetivo é dar mais transparência nos processos das organizações.

Aplicar as práticas de governança implica em atrair interessados para o seu negócio e construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Outro ponto a se destacar é a maneira como o empreendimento consegue alcançar um desenvolvimento econômico sustentável, contribuindo para uma melhoria em seu desempenho, em diferentes aspectos.

Princípios da governança e o mercado de franquias


Fonte: Freepik

A governança corporativa é formada, também, por alguns princípios que a fazem ainda mais necessária no mundo dos negócios, refletindo em boas práticas e ações que visam um grande sucesso.

No setor de franquias, esses princípios também se enquadram, uma vez que o mercado trabalha com a replicação de negócio, exigindo que as unidades sigam os padrões das marcas franqueadoras.

Veremos agora, de fato, os princípios da Governança Corporativa, como são aplicados na rotina empresarial e na gestão das franquias.

1. Transparência:

O princípio de transparência, presente na governança corporativa, também é um dos principais no setor de franquia, uma vez que é de obrigação da franqueadora disponibilizar a Circular de Oferta de Franquia aos franqueados, que contém todas as responsabilidades de ambas as partes. Esse documento deve ser pautado na veracidade e na transparência da informação.

2. Equidade:

Esse tópico refere-se ao tratamento igualitário que a franqueadora deve desenvolver com seus franqueados, passando o modelo de gestão, as oportunidades de crescimento e gerar um relacionamento mútuo em todos os processos.

3. Responsabilidade Corporativa:

A responsabilidade está ligada a garantia que a franqueadora entrega aos franqueados, em passar todo o conhecimento e ações necessárias para que os mesmos possam trilhar um caminho de sucesso, além de alcançar êxito em suas atividades.

4. Prestação de contas:

Nas redes de franquias, há uma necessidade de se avaliar e discutir sobre números e resultados, de ambas as partes. Esse processo contribui para um melhor alinhamento dos negócios e interesses dos envolvidos, além da criação de estratégias, como citamos no início.

A execução da governança corporativa também passa a contribuir com o processo de tomada de decisão, em que os empreendedores conseguem ter mais clareza e confiança para conduzir a empresa.

Implantar a governança corporativa em sua rede de franquia ou em qualquer outro empreendimento, é uma garantia de que as ações se tornem rápidas e precisas, facilitando a maneira de conduzir momentos de dificuldades nos quesitos econômicos e de gestão, além de fortalecer a sua marca no mercado com a transparência e a responsabilidade.

Leia Mais: 3 dicas digitais para melhorar o seu negócio

Linkedin Dix

2 respostas

Deixe um comentário