Manter os funcionários produtivos e motivados deve estar no plano da empresa
O planejamento estratégico de um negócio deve ser pautado em questões que fortifiquem o dia a dia da empresa como um todo, e a gestão de pessoas deve ser um fator indispensável para o crescimento.
Atualmente, os profissionais estão cada vez mais analisando o local em que pretendem trabalhar e como cada empresa trata as necessidades dos funcionários.
Essa preocupação por parte dos candidatos, é uma maneira de garantir que a jornada laboral não será apenas de um retorno financeiro, mas que a mesma trará benefícios relacionados ao bem-estar e realizações.
Dessa maneira, no processo de contratação de novos funcionários e na tratativa dos colaboradores que já fazem parte da sua empresa, é importante que haja um planejamento voltado para o desenvolvimento produtivo durante todo o período de trabalho.
Ou seja, que existam ações que os mantenham engajados com o trabalho e que através delas possa ser estabelecido uma relação de crescimento junto empresa.
Para isso, é preciso traçar um plano baseado na motivação e valorização dos colaboradores, visando retornos positivos para todos.
Leia Mais: A Governança Corporativa e sua importância
Para colaborar nessa jornada, trouxemos um checklist para motivar seus funcionários e manter a produtividade em alta!
1- Atue como líder: A idealização de chefe está se transformando, dando lugar para a gestão baseada em liderança. O líder atua de maneira humanizada, se colocando no lugar do funcionário, praticando mais a empatia e sendo uma figura mais decisiva nos setores empresariais. Essas características são fundamentais para motivar os colaboradores que poderão contar com uma liderança que cresce junto e está disponível para solucionar os problemas com a equipe.
2- Ofereça momentos para que eles possam falar: Leve em consideração que no seu ambiente de trabalho existem pessoas com personalidades, crenças, estilos e pensamentos diferentes. Entendê-las é uma tarefa que requer atenção, além de ser muito benéfica. Portanto, ofereça a oportunidade dos colaboradores se expressarem, colocarem suas ideias, dificuldades e pensamentos. Dessa maneira será possível construir um ambiente saudável e pessoas motivadas a crescerem.
3- Invista em seus colaboradores: Todos podem mais e conhecimento é sempre bem-vindo. Promova treinamentos, palestras, cursos e outros meios em que os funcionários possam se aprimorar em suas áreas de atuação. Essa atividade irá trazer benefícios para ambos os lados, uma vez que com profissionais mais qualificados, a empresa ganha com uma prestação de serviço mais qualificada e eficiente.
4- Promova momentos de conhecimento diversos: Além do investimento que citamos anteriormente, é interessante que a empresa disponibilize momentos de descontração com palestras sobre assuntos fora da rotina em que os colaboradores possam ter uma visão abrangente em outros temas e áreas.
5- Pratique o reconhecimento: Reconhecer as benfeitorias dos colaboradores é uma das maneiras mais práticas e gratificantes. As pessoas se sentem mais motivadas quando percebem que o seu trabalho está dando resultado. Portanto, não deixe de reconhecer os resultados positivos, mesmo que pequenos, eles são importantes para a construção de confiança e na busca de melhorias.
Lembramos que os feedbacks negativos, quando constitutivos, também são bem-vindos. Saiba equilibrar as duas vertentes e terá uma equipe cada vez mais determinada.
6- Fortifique a sua cultura organizacional: Como salientamos no início, é necessário que esteja nos ideais da sua empresa a valorização do funcionário. Quando esse tópico já faz parte do dia a dia, fica mais fácil garantir uma equipe produtiva.
Uma boa comunicação interna, um ambiente amigável e uma gestão eficiente, é possível deter um quadro de funcionários que ajudará sua empresa a ser referência no mercado, crescendo com valores e princípios bem fundamentados.
2 respostas