As Estratégias Empresariais são indispensáveis para o crescimento dos negócios e aproveitamento das oportunidades de mercado
Uma estratégia é definida por conjuntos de propósitos, metas, objetivos e processos que visam realizar uma ação futura almejada.
Esses conjuntos são considerados oportunidades dentro – e fora – do ambiente em que as estratégias serão aplicadas.
Após sabermos a definição de uma estratégia, podemos falar sobre a estratégia empresarial, que segue o mesmo objetivo, porém com fundamento voltado às empresas.
As estratégias empresariais
A estratégia empresarial, então, é voltada para a administração de estratégias de um determinado empreendimento que almeja melhores resultados em sua operação.
Ela está ligada ao conceito de planejar, executar e controlar ações baseadas no propósito da organização em determinado período.
As estratégias empresariais podem ser aplicadas nas diferentes áreas, como na operação, gestão de pessoas, marketing e financeira, por exemplo.
Tudo depende de qual é o objetivo da empresa nos determinados momentos de sua atuação no mercado e, também, das necessidades da mesma.
Por que as estratégias empresariais são importantes?
O mundo empresarial passa por inconstâncias, crescimento, declínio e a todo momento existem oportunidades.
Uma empresa preparada e com clareza de onde deseja chegar, tem em seu planejamento uma saída para todos os fatores que citamos acima.
Ou seja, ela tem em sua operação um plano de ação para traçar as estratégias empresariais, visando a inovação, crescimento de mercado e outros benefícios que tragam resultados positivos.
Portanto, as estratégias empresariais são fundamentais para que os empresários consigam colocar o negócio remando na direção do vento e não ficar ao contrário dele.
Essas estratégias podem definir o futuro e a permanência da empresa no mercado, além da credibilidade frente aos clientes.
Como definir as suas estratégias?
Para definir estratégias empresariais, é preciso saber que existem alguns modelos que servem para cada objetivo esperado.
Destacamos três que servem como principais e ponto de partida, dependendo do momento que a empresa atravessa:
Crescimento: São utilizadas essas estratégias quando a empresa deseja expandir o volume de oportunidades e vendas, por exemplo.
Estabilidade: Consiste em focar nos esforços já existentes na empresa, sem a visão de expansão.
Redução: Essas são válidas para situações em que os resultados estão baixos e a empresa precisa de alternativas que não a levem a resultados mais negativos.
5 passos para você traçar as suas estratégias empresariais
Vimos que as estratégias fazem parte de uma empresa que é forte e se destaca no mercado.
Dessa maneira, não é uma boa ideia deixá-las de lado ou até mesmo não as colocar no planejamento, mesmo que a longo prazo.
Confira cinco passos para que você possa definir as suas estratégias e mantê-las com sucesso
- Saiba qual o seu objetivo: O propósito de uma estratégia deve ser claro, levando em consideração os pontos que já citamos.
Saber exatamente aonde quer chegar é fundamental para traçar uma estratégia empresarial que irá trazer resultados.
Para isso, é recomendado um planejamento em que esteja descrito toda metodologia a ser utilizada, bem como os caminhos que serão trilhados.
2. Defina um time para estratégias: O segundo passo é definir peças-chaves que vão participar da elaboração das estratégias.
É comum que todos os setores se dediquem para que a estratégia dê certo, contudo, é importante definir aqueles que vão estar à frente dos projetos.
3. Entender o que é viável em cada momento: Os três exemplos de estratégias que demos anteriormente podem funcionar como um norte para sua empresa.
O que nós vamos buscar agora? Se for crescimento, a estratégia de estabilidade não vale, ou então o mercado pode não estar favorável a essa situação.
São fatores que devem ser considerados e levados em conta, afinal, eles podem definir o sucesso ou insucesso da sua estratégia.
4. Monitore as estratégias aplicadas: Após uma estratégia ser colocada em ação, é preciso que haja um monitoramento constante.
Esse procedimento se faz necessário, pois é comum que os cenários mudem e, portanto, seja mais viável mudar a rota da estratégia ou até mesmo pausar a ação.
Quando se tem um monitoramento constante do processo, é mais fácil prever prejuízos e visualizar oportunidades.
5. Mensure os resultados: Depois de aplicada, uma estratégia empresarial precisa de uma mensuração de seus resultados.
O levantamento desses dados dará mais embasamento para as próximas estratégias, sobre o que deu certo e pode ser repetido e o que deve ser mudado.
Leia Mais: Com entregar relatórios mais assertivos?
Não deixe de traçar suas estratégias empresariais, mesmo que seu escritório ainda esteja pequeno.
Lembre-se que elas também são ações para o crescimento e quando bem estruturadas o seu negócio pode crescer ainda mais consistente.
Uma resposta