O Dia do Contador é comemorado como um marco na história dessa profissão que se tornou indispensável para o sucesso das empresas no Brasil 

O dia 22 de setembro foi intitulado como o dia do Contador, uma homenagem à criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil.

O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, é o que regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Até então, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade no país, mas com a oficialização do curso superior, a profissão passou a ser ainda mais importante e indispensável para o mercado.

A rotina do Contador

Quando falamos sobre a rotina de um contador podemos adiantar que não é tarefa fácil, isso porque a demanda de serviço é bem alta e requer uma grande dedicação.

Além das tarefas habituais como apuração de impostos, abertura de empresas, relatórios financeiros e outras, o contador atua como uma peça estratégica nas empresas, o que redobra sua carga de trabalho.

Leia Mais: Qual a sua importância para o cliente?

Por ter o conhecimento técnico, esse profissional se tornou como uma “balança” para os empreendimentos, uma vez que contribuem para que os mesmos caminhem de acordo com a legislação, mantendo as operações em dia. 

Essa rotina também conta com uma exigência de conhecimento diário, em que os contadores precisam se atualizar sobre leis, decretos e outras questões pertinentes à sua profissão.

Dia do Contador: Mais do que números, resultados! Dia do Cliente


Dia do Contador
O Contador é peça estratégica nas empresas.

Neste dia de homenagem aos contadores, é importante reforçarmos que esses profissionais não devem ficar de fora de uma gestão empresarial, como já pautamos acima. 

Aos empreendedores, é necessário entender que um contador irá agregar na operação das empresas, pois seus conhecimentos são além de apenas números.

A função do contador é gerar e entregar resultados com o objetivo de prevenir, orientar e otimizar os investimentos, colocando em pauta as melhores decisões nas questões financeiras, econômicas e patrimoniais.

Tudo isso se resume a uma tomada de decisão assertiva com menos chances de erros, sempre lembrando que por trás de números e bons resultados, há um árduo trabalho estratégico.

Conte sempre com o Contador

Diante da importância do contador, cabe aos gestores não deixarem de contar com esse profissional, se o desejo é de crescer saudável e forte no mercado. 

Essa valorização é uma retribuição aos contadores que, com afinco e dedicação, trabalham em prol de seus clientes.

Leia Mais: Principais habilidades para a gestão de impostos

Uma resposta

Deixe um comentário