A recuperação de créditos é um meio legal das empresas conseguirem recuperar impostos que foram pagos indevidamente nos últimos 5 anos, além de ser uma grande oportunidade para o contador
Buscar inovação na prestação de serviço contábil é o que faz os contadores alcançarem maior número na carteira de cliente e aperfeiçoar suas habilidades.
E no quesito crescimento de carreira, a contabilidade leva a vantagem de poder ter uma atuação cheia de oportunidades em diferentes áreas.
É o que acontece com a recuperação de créditos, uma atividade contábil que traz benefícios para as empresas, além de ser um ponto positivo para os contadores que atuam nessa vertente, como veremos mais abaixo.
O que é a Recuperação de Créditos?
Em linhas gerais, a recuperação de créditos é uma atividade legal, prevista pela Constituição Federal (Art. 150, § 7º,) e no CTN – Código Tributário Nacional (Art. 165).
Seu objetivo é contribuir com as empresas na restituição de valores quando essas pagaram impostos indevidos nos últimos 5 anos (60 meses).
Esses créditos podem ser compensados, restituídos ou ressarcidos através de pedidos administrativos ou judiciais, para que o Fisco reconheça a obrigatoriedade de devolver os valores pagos a mais.
Dessa maneira, a recuperação de crédito pode ser classificada como uma prática de elisão fiscal, a qual a lei assegura e beneficia as empresas.
Quais tributos podem ser passíveis de recuperação de créditos?
Existem alguns tributos que entram na lista da recuperação tributária e que na análise do contador, podem ser restituídos por uma empresa, tais como: COFINS, CSLL, FGTS, ICMS, INSS, IPI, IRPJ, PIS.
Para que esses tributos sejam restituídos na recuperação de créditos é necessário que o contador realize um levantamento de dados e uma análise minuciosa dos últimos cinco anos para concluir o que pode ser recuperado.
Além disso, algumas outras práticas devem ser atreladas, como um planejamento tributário efetivo e o trabalho do contador junto com o cliente na operação diária.
Leia Mais: Dia do Contador: Além dos números, resultados!
Quais as vantagens da recuperação de créditos para clientes e contadores?
É possível pensar que a recuperação de créditos, baseada em seu objetivo, é muito vantajosa para o cliente, pois irá contar, além da recuperação de impostos indevidos, uma gestão mais eficiente.
Contudo, os benefícios se estendem aos contadores que realizam esse serviço, como já adiantamos acima, tornando-os profissionais mais completos no mercado.
Confira quais as oportunidades e diferenciais que um contador pode adquirir quando se especializa na recuperação de créditos.
1 – Conquista de mercado:
A recuperação de créditos é uma área muito promissora que está ganhando cada vez mais espaço e sendo necessária para uma melhor gestão das empresas.
Dessa maneira, o contador tem a vantagem de já ter o conhecimento técnico que, assimilando à essa atividade, poderá ter sucesso na prestação de serviço.
Além disso, é uma boa oportunidade para os escritórios que desejam um diferencial competitivo nesse mercado tão competitivo.
2 – Especialização consultiva:
A consultoria contábil também está sendo destaque no mercado. Ao oferecer a recuperação de créditos sobre tributos pagos indevidamente, é possível incluir a consultoria no pacote, afinal é ela que irá prever possíveis erros e caminhos oportunos para os clientes.
Outro ponto é que a recuperação de crédito também exige um perfil consultivo para suas análises e pedidos de restituições.
3 – Credibilidade:
Por ser uma atividade promissora, os contadores que se especializam nessa atividade passam a crescer em credibilidade frente aos clientes.
Essa vantagem abre portas para o escritório se tornar uma referência de mercado e conquistar cada vez mais territórios.
4 – Fidelização de clientes:
Fidelizar clientes é uma missão nada fácil para os contadores. Ganhar a confiança e assegurar que eles vão permanecer no escritório é um trabalho contínuo e a oferta de novos produtos pode ser uma alternativa.
Portanto, esse é mais um motivo para se especializar na recuperação de créditos é pensar em uma retenção dos clientes mais assertiva.
Leia Mais: 5 maneiras de destacar o seu escritório com a tecnologia
5 – Lucratividade em pauta:
A última vantagem, mas não menos importante, é a questão da lucratividade. Quando a cartela de serviços é mais especializada, é possível definir honorários maiores.
Sendo assim, a lucratividade do escritório tende a aumentar de maneira coerente e por qualidade, não apenas por necessidade.
Oportunidades é o que faz crescer
De fato, a recuperação de créditos é uma das muitas oportunidades que o contador tem para alavancar sua carreira, “driblar” todas as dificuldades e não se perder no mercado.
Para isso, todas essas oportunidades devem contar com profissionais dedicados e dispostos a serem os melhores em suas áreas.
Com todas as novidades e tecnologias envolvendo o mundo contábil, o momento para crescer só pode ser agora!
Uma resposta