Indicador de investimento, o famoso ROI, é fundamental para medir o desempenho do negócio

Um dos principais pontos a serem questionado quando se empreende, é se o investimento está entregando um resultado satisfatório sobre o que foi aplicado. Para medir esse índice, existem vários indicadores que entregam ao empreendedor essa informação, como no caso do “ROI”. 

O ROI, “Return Over Investment”, em tradução livre do inglês – ou “Retorno Sobre Investimento” – é um indicador de métricas que analisa o desempenho financeiro de um investimento, ou seja, ele entrega o resultado do retorno obtido de determinado empreendimento.

Com base nos dados financeiros obtidos, a tomada de decisão estratégica é facilitada, pois compreensão dos gargalos de investimento e pontos críticos ficam em evidência. Dessa forma, você consegue pensar em alternativas mais eficientes e mapear onde pode reduzir os custos.

A importância do ROI

Indicador de desempenho (ROI) ajuda a acompanhar os números de um determinado investimento.
Fonte: Freepik.

Utilizar o indicador ROI dentro das organizações é de grande importância, e deve ser constantemente aplicado e verificado.

Quando um negócio tem a aplicação do ROI, ela consegue observar e quantificar o sucesso do investimento, além disso, esse cálculo feito da maneira correta auxilia, através das informações, na modificação de metas comerciais mais tangíveis, ou seja, a partir dele você pode rever as metas que já estão no plano estratégico, melhora-las ou até mesmo substitui-las por outras mais viável de acordo com a situação atual.

É recomendado que o cálculo do retorno sobre investimento seja feito com frequência para que possíveis problemas sejam logo resolvidos, com o intuito de não gerar prejuízos irreparáveis.

Aplique o ROI em sua franquia

No ramo das Franquias, esse indicador também é de extrema importância, uma vez que os empreendedores realizam uma aplicação de dinheiro e passam a buscar seus lucros.

Nesse quesito, a Associação Brasileira de Franchising, realizou uma análise, mostrando que os negócios tradicionais têm rentabilidade média de 18% ao ano, enquanto as franquias podem atingir 28%.

Diante dos números é possível ver como o cálculo é indispensável para o franqueado, pois ele deve estar na mesma mão de sucesso das demais que compõem esse índice.

Leia mais: contador confira as dicas para fidelizar seus-clientes

Como vimos, o retorno sobre investimento é uma ferramenta licita para os empreendedores, mas vamos lembrar que ele não é o suficiente para entregar um raio-x completo da empresa, mas deve ser trabalhado juntamente com os demais indicadores para situações mais complexas e que exijam maior número de informações de como anda o seu negócio.

Deixe um comentário