O Absenteísmo pode estar relacionado tanto a problemas pessoais dos colaboradores quanto com o clima organizacional
Faltas constantes, atrasos, ausência de colaboradores durante o expediente, saídas adiantadas. Todas essas causas estão relacionadas ao que chamamos de absenteísmo.
Termo utilizado para representar as ausências dos colaboradores no ambiente de trabalho, o absenteísmo é um índice extremamente preocupante para as empresas e que pode resultar em uma grande queda de produtividade.
Além disso, esse fator é um ponto que demonstra falhas na gestão de pessoas, por isso, neste artigo vamos falar mais sobre o absenteísmo e como ele pode ser evitado.
Quais as causas do absenteísmo
Como já pautamos no início, o absenteísmo tem como característica a ausência no ambiente de trabalho, sendo essa relacionada a algum tipo de problema os quais podemos citar:
Problemas de saúde: Quando os funcionários se ausentam para irem ao médico em consultas durante o expediente ou até mesmo em algum caso de urgência;
Problemas pessoais: Ocorre quando o colaborador precisa resolver questões em bancos, acompanhar filhos nas consultas ou outros problemas externos;
Falta de motivação: O absenteísmo também tem relação com a falta de motivação dos funcionários. Quando esses não estão satisfeitos com algo em seu local de trabalho, as ausências podem ser justificativas para “fugir” dessa realidade;
Estrutura inadequada do ambiente de trabalho: Assim como a falta de motivação, um ambiente de trabalho com estrutura inadequada, sem incentivos e valorização, é possível que o absenteísmo se torne presente dentro das empresas.
Quais impactos do absenteísmo dentro de uma empresa?
O alto índice de absenteísmo dentro das organizações impacta negativamente a produtividade e o clima organizacional.
Entre as consequências de ausências constantes podemos citar:
– Sobrecarga dos demais colaboradores que acabam assumindo as atividades dos outros;
– Queda brusca de produtividade, prejudicando todo o operacional;
– Insatisfação dos clientes, uma vez que eles sentem a falta de comprometimento;
– Queda no faturamento, pois com serviços atrasados a empresa fica mais passível de decair nos números.
Todas essas consequências influenciam para um ambiente menos satisfatório para o desenvolvimento e crescimento profissional.
Como administrar o absenteísmo e manter os funcionários motivados?
Leia Mais: O que é Employee Experience e como implantar
Devemos lembrar, primeiramente, que algumas das causas devem ser levadas em consideração, como os problemas de saúde e pessoais.
Muitas das vezes, os causos são necessários, como as consultas médicas por exemplo, no entanto, a administração deve ser voltada ao excesso de ausência em que algumas vezes pode ser evitada.
Portanto, é dever das empresas ter um programa de controle desses fatores, além de um conjunto de normas para que o absenteísmo seja evitado e que ocorra apenas quando houver real necessidade.
Dessa maneira, separamos algumas dicas do que pode ser colocado em prática para conter o absenteísmo.
Gestão humanizada:
Uma gestão voltada ao fator humano contribui para um ambiente mais harmônico. Ela deve ser pensada constantemente nas necessidades dos funcionários e como elas podem ser resolvidas sem tanto impacto negativo para ambos os lados.
Colocando em prática a escuta ativa, a troca de feedback, incentivando a comunicação interpessoal e mostrando que a empresa também pode ser um local acolhedor você poderá contar com colaboradores mais empenhados.
Isso faz com que todos pensem em conjunto, colocando na balança o que é melhor para ela e o que não vai prejudicar a empresa.
Engajar os colaboradores:
Ter uma equipe motivada é um desafio, mas não é impossível. Se a sua empresa prezar por programas de crescimento profissional, traçar planos de carreira e fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, certamente que o absenteísmo não será um problema para a sua rotina.
Suporte emocional:
A presença de um profissional que lida com os problemas de saúde mental pode ajudar a reduzir drasticamente o absenteísmo.
Isso porque esse profissional ficará encarregado de identificar, prevenir e solucionar esses problemas, tornando a empresa ainda mais preparada para lidar com situações adversas.
Como resultado: Uma equipe mais dedicada com a empresa, sabendo também administrar suas ausências de maneira que não haja prejuízos.
Controle sobre faltas e atrasos
A empresa deve ter métodos de controle sobre essas ausências, faltas e atrasos, adotando procedimentos que garantam o cumprimento de horário e demais responsabilidades que envolvam as equipes.
Além disso, também é viável criar políticas de comportamento, regras e valores que criem um ambiente, não rigoroso, mas com boas normas que tornem o local adequado para um trabalho produtivo.
O papel de um RH comprometido
O setor de Recursos Humanos tem o papel indispensável de colocar as ações citadas acima em prática, além de traçar um plano diário para que elas sejam efetivas e seguidas dentro da empresa.
Esse comprometimento transmitirá aos funcionários a seriedade do objetivo central e a importância de todos estarem alinhados.
Com essas dicas, coloque em prática e diminua problemas de absenteísmo no seu escritório.