Estratégia de encantar o cliente tem sido requerida para atender o novo comportamento dos consumidores
A cultura do encantamento é uma série de ações continuas que superam as expectativas dos clientes, ou seja, é uma estratégia de entregar ao cliente uma combinação de qualidade que o faça ser um admirador da marca. Essa ação, quando bem executada, resulta em uma interação de confiança e satisfação entre as duas partes.
Esse conceito foi fundamentado mediante a transformação no comportamento dos consumidores, que agora estão cada vez mais exigentes e esperando por posicionamentos surpreendentes por parte das marcas, em que elas entreguem mais do que apenas o produto ou serviço.
A princípio pode parecer que essas ações devem ser grandes e impactantes, porém, nós podemos adiantar que essa expectativa do cliente pode ser sanada através de pequenas atitudes que gerem grandes valores, transformando a experiência do mesmo.
Afinal, como encantar o meu cliente?
Como já citamos, as ações não precisam ser, necessariamente, grandiosas, o que facilita para os empreendedores que estão começando ou possuem um pequeno negócio.
Para exemplificar, vamos falar sobre o atendimento. Essa questão é muito discutida no universo corporativo, pois os clientes costumam medir sua satisfação logo pelo primeiro contato que tem com as marcas.
Dessa maneira, trabalhar na melhoria do atendimento é uma forma de ganhar a confiança do público, e isso pode ser feita utilizando da empatia para entender quais as necessidades do cliente, sendo pronto a ouvi-lo e sugerir soluções de maneira otimizada, não o deixando sem respostas ou aguardando por longo tempo pela mesma.
Outro fator que gera encantamento, é aquele “a mais” que os clientes esperam após adquirirem um produto/serviço. Aqui, é possível fornecer brindes, descontos e até mesmo uma mensagem personalizada de aniversário, essas “pequenas” ações geram grandes resultados, como clientes satisfeitos e fidelizados.
Todas essas possibilidades de estratégias dentro da cultura do encantamento, garantem uma conexão emocional e uma experiência única para o seu público, além de fortalecer sua marca como uma provedora de relacionamentos humanizados.
4 dicas para colocar a cultura do encantamento em prática
- Estude seus clientes e suas particularidades: Saber exatamente as necessidades de seus clientes, fará com que você tenha em mãos os dados corretos para atingi-los com as ações. Lembrando que para encantar é preciso que a estratégia seja assertiva, de acordo com as particularidades do seu público.
- Foque no que ainda gera problemas na sua relação com o cliente e busque soluções surpreendentes: Solucionar velhos problemas que acabam com a paciência do cliente tem como consequência a satisfação do público em relação a sua marca, pois, encontrará nela uma segurança de que sempre terá amparo.
- Potencialize seus clientes “chefes” e faça sua marca ser replicada: Conquistar clientes é muito mais caro do que manter os que já fazem parte da sua cartela. Por isso, não deixar de priorizar os clientes que já estão fidelizados é fundamental para conquistar novos campos, afinal, o marketing de recomendação, famoso “boca a boca”, é um dos mais assertivos quando uma marca sabe cuidar do cliente.
- Intensifique a comunicação: A comunicação é poderosa quando utilizada de maneira correta. Através dela, é possível extrair sensações, sentimentos, feedbacks positivos e negativos e se manter próximo ao cliente, fazendo com que as informações coletadas se transformem em dados precisos para novas ações encantadoras.
Como vimos, a cultura do encantamento é uma estratégia benéfica para os negócios que lidam diariamente com clientes que possuem anseios de novidades.
Leia Mais: Contabilidade Consultiva: O Contador mais competitivo
Portanto, não deixe de implantar essa cultura na sua organização e fazer mais pelo seu cliente de maneira assertiva e que trará muitos resultados positivos para sua marca no mercado.
3 respostas