A força da marca deve ser sempre preservada no mercado de franquia com padronização e qualidade

Os modelos de franquias são caracterizados pela replicação de um negócio em novas unidades, instaladas em diferentes regiões do país.

Dessa forma, a padronização deve ser o pilar de uma franqueadora que almeja ser reconhecida e expandida por seus franqueados com os parâmetros de qualidade e gestão estabelecidos.

Considere a padronização como um fator indispensável, uma vez que o mercado de franquias vem crescendo continuamente e se destacando em diversos pontos de atuação, e o grande responsável por esse sucesso é o gerenciamento efetivo e mantido nas unidades, pois a experiência do cliente e os demais processos agregam valores à marca.

Como funciona o processo de padronização:

Ao se tornar um franqueado, o mesmo é submetido a uma série de processos que levam a uma replicação fiel da franqueadora e de maneira assertiva. Esses processos são denominados a transmissão de know-how e os suportes cedidos aos franqueados, tais como:


A padronização de franquias deve ser elaborada de maneira estratégica.
Franquias padronizadas alcançam maiores objetivos. Fonte Imagem: Freepik.

Treinamentos: O processo de treinamento para franqueados é baseado na transferência de Know-How, ou seja, o franqueador transmite todo seu conhecimento empresarial e operacional para os franqueados. Isso possibilita que o os novos empreendedores conheçam todos os procedimentos detalhados sobre a gestão de uma franquia.

A implantação dessa dinâmica é indispensável e é através dos treinamentos que se torna possível passar aos franqueados a base administrativa que envolve as particularidades do negócio.

Manuais: Além dos treinamentos iniciais, a franqueadora deve disponibilizar manuais que orientem os franqueados a seguirem com o negócio de maneira independente, mas sem prejudicar a padronização.

Os manuais vão servir para a rotina do empreendedor, como um guia de procedimentos, por isso, eles devem ser atualizados sempre que houver necessidade.

Além disso, os manuais, para serem efetivos precisam de objetividade. Quanto mais simples e didáticos forem, mais fácil será o aprendizado do franqueado. Contudo, também precisam ser completos para que nenhuma informação se perca ao longo do caminho, além de serem acessíveis, como por exemplo, serem disponibilizados de maneira digital.

Aulas/cursos: A era digital representa uma expansão para o mercado de franquias, e os cursos EAD oferecidos podem ser uma revolução na qualificação dos franqueados no processo de know-how.

Esse método permite a realização de capacitações de forma escalável, fornecendo, através de e-books e vídeos-aulas, uma qualificação continua em busca de uma melhor padronização de processos e oferta de qualidade.

É importante também lembrar que para fortificar a padronização, a franqueadora deve sempre ofertar um suporte em caso de dúvidas de seus franqueados. Realizar avaliações constantes com visitas pessoais, métricas ou demais métodos, é uma maneira de preservar a padronização de toda a rede.

Essa questão deve ser bem alinhada com os franqueados para que haja harmonia entre as partes em manter a marca forte no mercado.

Como vimos, não tem como sustentar uma rede de franquia sem uma padronização concreta por parte dos franqueados.

Leia Mais: Gestão financeira para franquias também é importante

Portanto, quando o empreendedor decide se tornar um franqueado, ele deve saber a responsabilidade de replicar, de forma fidedigna, a sua franqueadora. Dessa maneira é possível alcançar sempre o sucesso e crescer no mercado.

2 respostas

Deixe um comentário