Entenda a importância que a Gestão de Impostos exerce dentro do seu negócio
A carga tributária brasileira é uma grande dor de cabeça para alguns empresários que não conseguem lidar com a alta complexidade que ela exige diariamente.
No entanto, apesar das burocracias que envolvem essa questão, os empreendedores que priorizam dentro de suas empresas a Gestão de Impostos, possuem maior facilidade em manter o negócio em dia, com as obrigações pagas e longe dos problemas.
A Gestão de Impostos
A gestão de impostos ou gestão tributária, é a administração de todos os processos da empresa que envolvam os tributos do regime tributário em que ela está enquadrada e da legislação como um todo.
Esses tributos incidem sobre as operações das empresas, representando uma parte significativa da receita auferida, o que exige um gerenciamento eficiente da apuração e recolhimento dos impostos.
Leia Mais: O planejamento tributário é indispensável
Confira, agora, quatro motivos para não deixar de priorizar a gestão de impostos
1 – Redução de custos: Quando os tributos estão em dia, a sua empresa fica livre de taxas de juros e multas, por exemplo, o que ajuda na redução de custos desnecessários em sua operação.
2 – Estar em dia com o Fisco: O Fisco possui um rigoroso controle sobre os pagamentos de impostos, além de ser responsável por fiscalizar as empresas que ainda sonegam impostos. Por isso, manter a gestão de tributos é fundamental para garantir que sua empresa não seja notificada pelo Fisco e sofra com punições.
3 – Estar apto para receber direitos e benefícios: Com as contas em ordem e o nome limpo, é possível obter diversos incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
4 – Ter mais assertividade no negócio: Planejar projetos futuros, traçar metas e alcances, ficam mais fáceis quando a empresa está em dia e com os números corretos.
Portanto, não deixe de contar com os profissionais especializados para cuidar da gestão dos impostos e das questões tributárias, a fim de ter uma empresa de sucesso em todos os aspectos.
2 respostas