O chamado plano de contingência é necessário para diminuir os prejuízos nas empresas
Dentre os muitos cuidados que os empresários devem ter na administração de suas empresas, a prevenção de riscos é um cuidado de destaque.
Veremos mais abaixo sobre o Plano de Contingência, um planejamento essencial e que não pode faltar na gestão de uma empresa que preza pelo bom andamento do negócio.
O que é Plano de Contingência?
Também conhecido como “plano de Riscos”, o plano de contingência se caracteriza por uma série de processos previamente planejados para serem adotados em uma situação de emergência.
Para sermos mais exatos, um plano de contingência é uma segurança de ações que podem ser feitas para minimizar prejuízos e consequências negativas que possam ocorrer.
Esses riscos podem ser ocasionados por causas naturais ou físicas, como por exemplo: Incêndios, falta de energia, ataques virtuais, acidentes de trabalho, assaltos, entre outros.
Qual o seu objetivo do Plano de Contingência?
O principal objetivo deste plano é criar uma base de ações necessárias para que haja controle e solução em situações adversas, como as que citamos acima.
Para isso, é necessário que haja avaliações, orientações e treinamentos baseados em dados e previsões sobre esses fatores.
Dessa forma, um plano de contingência toma um papel de destaque nas empresas que precisam preservar o patrimônio físico e, principalmente, humano.
Plano de Contingência e a Pandemia da Covid-19
No início da pandemia da Covid-19 esse termo passou a ser ainda mais comentado, isso porque se tratava de uma situação muito adversa do que todos estavam acostumados.
Assim, os diversos órgãos, hospitais, empresas e demais instituições tiveram que adotar medidas emergenciais que reduzissem o impacto de tamanha mudança.
Com o objetivo principal de orientar, preservar as pessoas e combater o vírus, neste momento o plano de contingência se fez necessário para que as informações e as ações fossem ao máximo objetivas.
Como elaborar um plano de contingência?
Agora que já sabemos a importância de ter um plano de contingência, vamos ver quais ações são necessárias para elaborá-lo.
Para isso, especialistas determinam alguns pontos que compõem esse planejamento e que são essenciais para a efetividade desse projeto.
1. Equipe especializada:
Dentre as recomendações, uma das primeiras indicadas é a composição de uma equipe que forme uma gestão de riscos.
Com profissionais especializados e com conhecimento apurado, é possível introduzir o assunto e as estratégias de maneira mais assertiva dentro das empresas e esclarecê-las aos funcionários.
Dessa forma, aconselhamos que os gestores busquem por empresas que já forneçam essa consultoria de serviço.
2. Analisar os riscos:
Como o objetivo do plano de contingência é controlar situações adversas, a segunda dica é, então, analisar os possíveis riscos.
Essa análise deve ser feita com base em todas as operações da empresa, levando em consideração as atividades desempenhadas por cada departamento.
De acordo com esse levantamento de operação, é possível identificar quais situações emergenciais podem vir a acontecer e, com o plano de contingência, ser controlado.
3. É o momento de traçar as estratégias
Leia Mais: Documento Básico de Entrada
Após as análises de riscos feitas, é o momento de colocar no papel quais estratégias e ações serão destinadas a essas possíveis situações – de risco físico ou natural –.
Neste momento é que entramos de fato no papel prático do plano, pois nele será definido o que realmente deverá ser feito quando a empresa estiver exposta aos riscos.
Portanto, as análises anteriores devem ser feitas minuciosamente e o planejamento de ações deve ser pautado no máximo de detalhes possíveis.
4. Crie guias e manuais:
Agora que as ações que minimizam os impactos já foram traçadas, é necessário colocar ao conhecimento de todos da empresa.
Por isso é recomendado que existam guias, manuais, informativos e outros materiais educacionais para serem disponibilizados aos funcionários.
Essa parte não pode ser esquecida, afinal, todos os membros da empresa devem saber como agir em situações adversas.
5. Revisões e testes são necessários:
Podemos considerar que o último passo são as revisões e os testes sobre o que foi produzido.
Para que o plano seja ao máximo eficiente, é preciso que haja testes sobre o que foi proposto, pois, assim o risco de prejuízos será cada vez menor.
Aplique o plano de Contingência
Com os resquícios causados pela pandemia, é mais do que necessário, neste cenário atual, o cuidado dos empreendedores com seus negócios.
O plano de contingência é uma maneira de prevenir que todos os seus recursos, sejam eles tangíveis ou intangíveis, além disso, promove uma imagem responsável do negócio.
Destacamos também que essas ações podem refletir em certificados de qualidade e governança corporativa, por exemplo, garantindo credibilidade a sua marca.
Trabalhe a gestão de riscos de sua empresa. Acrescente qualidade e segurança às suas operações.
Uma resposta