Os Livros Contábeis fazem parte das atividades mais importantes e essenciais da contabilidade

Para atuar com eficiência na contabilidade e contribuir com o crescimento das empresas, os contadores precisam entender as funcionalidades dos livros contábeis.  

Isso se confirma, pois, segundo a Resolução n° 1.330/11, os livros contábeis são de responsabilidade exclusiva dos profissionais contábeis.  

Neste artigo, iremos abordar um pouco mais sobre os principais livros e quais são suas particularidades e participação na gestão de uma empresa.

Leia Mais: Plano de contingência: Entenda a importância

O que são os Livros Contábeis?

Os livros contábeis são todos os registros financeiros existentes em uma determinada empresa, em que estão presentes dados referente ao histórico da instituição, bem como uma visão macro das questões financeiras.

É através dos livros contábeis que os gestores conseguem, então, embasar os planejamentos em busca de melhores resultados e preservação da saúde financeira da empresa. 

Segundo o Código Comercial Brasileiro, todas as empresas – exceto o Microempreendedor Individual (MEI) -, devem realizar a manutenção dos livros contábeis.

Como são feitos os Livros Contábeis?

Os registros dos livros contábeis são feitos de acordo com a norma vigente de cada país, aqui no Brasil é conhecida como Normas Brasileiras de Contabilidade.

Qualquer inadequação ou irregularidade na transmissão de informações, os livros ficam sujeitos a invalidação.

Para cada tipo de empresa, existem livros obrigatórios que precisam seguir seus conteúdos em ordem cronológica e de acordo com a moeda nacional.

Conheça os principais Livros Contábeis



Livro Diário

Com a função de documentar toda a escrituração contábil de crédito e débito em papéis assinados pela Junta, o Livro Diário é uma obrigação diária, como sugere o nome, a todas as empresas e registra as operações em ordem cronológica.

Neste livro, todas as movimentações financeiras da empresa são registradas, bem como as entradas e saídas que não afetam as finanças. Também são registradas as obrigações fiscais e provisões de recebíveis.

O Registro desse livro é determinado pelo Artigo 5º da Lei nº483.

Livro Razão

O Livro Razão tem a finalidade de controlar todas as contas patrimoniais descritas no Livro Diário, desta forma, se pode ter ciência sobre os registros contábeis que possam estar em aberto.

Livro Caixa

Todas as operações relacionadas a bens numerários são registradas no Livro Caixa de uma empresa.

Sua função é ajudar na elaboração da DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa), sendo assim, os registros devem ser elaborados cronologicamente, contando data, histórico, entradas, saídas e saldo.

Livro Registro de prestação de Serviços

As empresas devem elaborar este livro para realizar o registro dos documentos ligados às atividades que são sujeitas à apuração do Imposto Sobre Serviço (ISS).

Ele é de uso obrigatório do contribuinte, que tem como finalidade registrar os serviços prestados/notas fiscais emitidas por prestadores de serviços.

Livro registro de Inventário

Este livro é obrigatório para todos os empreendimentos, segundo o Regulamento de Imposto de Renda.

Ele registra principalmente a quantidade e o valor de produtos, mercadorias, além de outros bens que estejam disponíveis na data em que será elaborado o balanço patrimonial do período.

Livros Contábeis são essenciais para as empresas

Os livros contábeis trazem uma segurança maior para as empresas quando registrados de maneira correta.

Com as informações obtidas através deles, é possível evitar problemas e manter o empreendimento organizado para a otimização das finanças.

Por isso, é necessário que o Contador se especialize e sempre esteja atento às obrigações, a fim de entregar melhores resultados aos gestores e contribuir com os mesmos nas tomadas de decisão.

Nos acompanhe no Instagram

Uma resposta

Deixe um comentário