Se você quer crescer rápido e com pouco recurso, o Growth Hacking é ideal
Growth Hacking é o termo utilizado para uma metodologia voltada ao crescimento acelerado dentro das empresas. Mas, você deve estar se questionando se já não existem diversas estratégias que também seguem o mesmo princípio.
Sim, realmente existem, porém, o Growth Hacking possui algumas particularidades que o diferencia dos demais métodos de crescimento.
Primeiramente, é necessário entender como surgiu e, posteriormente, como funciona na prática e no dia a dia das empresas.
Growth Hacking
Essa metodologia foi criada por Sean Ellis, após liderar uma série de estratégias de crescimento em grandes empresas, como Facebook e Twitter.
Segundo Ellis, o crescimento é uma equação básica para atrair novos usuários e reter os usuários que já estão adquiridos. A teoria confirma a importância de trabalhar para quem está fora e preservar quem já está dentro.
Na prática, o Growth Hacking funciona através de uma base de experimentos que contribuem para que um determinado negócio cresça de maneira rápida e barata.
A técnica está ligada ao modelo de negócio de Statrups, que precisam de um crescimento em curto espaço de tempo com um baixo orçamento.
Contudo, ela pode ser aplicada em todo tipo de empreendimento, independente do seu porte, afinal, o importante é focar na expansão.
Essa condição, dentro do Grothw Hacking, é alcançada através de um processo que explora oportunidades que ainda não foram descobertas e, logo depois, são testadas até chegar a uma conclusão concreta de crescimento escalável e de viralização da empresa.
Errar não é um problema e testar é preciso!
Outra particularidade da metodologia Growth Hacking juntamente com o crescimento, é o fato de que errar não se torna um problema, mas uma parte do processo.
Por ter um objetivo centrado em melhoria continua, o erro atua como um dado importante para avaliação das decisões tomadas e para orientação dos próximos passos, esses com mais precisão.
Dessa forma, abre espaço para os testes que são imprescindíveis no momento de criar as ações que vão ser colocadas em prática.
Concluindo, ao fim é absorver os erros e acertos para o próximo ciclo.
Processo de formulação de ideias
De acordo com a teoria, na prática, o Growth Hacking funciona da seguinte maneira:
Definição de metas para o crescimento, em seguida, é o momento de pesquisar dados que irão formar ideias e dessas são selecionadas as melhores para iniciar os testes, até obter o resultado satisfatório e que será eficiente para a empresa.
Quais as vantagens e resultados podem ser alcançados?
O Growth Hacking combina habilidades diferentes de análise de dados, marketing e tecnologia para otimizar os resultados. Com essas competências unidas, simultaneamente, é possível chegar a algumas vantagens, bem como:
- Identificação de gargalos e necessidades a serem sanadas;
- Criar hipótese de soluções;
- Executar experimentos;
- Avaliar resultados de maneira concisa.
Atuação especializada
O modelo de Growth Hacking, atualmente, já se tornou uma profissão, denominada “Growth Hacker”, responsável por trabalhar possibilidades que viabilizem uma evolução com pouco recurso..
Sob esse mesmo ponto de vista, o pouco recurso financeiro prezado por essa estratégia, também promove a fomentação de um modelo de negócio sustentável, ponto importante para as gestões atuais.
Portanto, a cultura do Growth Hacking incentiva nas empresas um modelo mais ágil de crescer em meio as diversas oportunidades que podem ser exploradas.
Leia Mais: A Gestão do Tempo como estratégia empresarial
Com um planejamento e uma equipe engajada, é possível alcançar altos voos e deixar sua empresa em um patamar de competitividade e credibilidade no mercado.