A emissão do Documento Básico de Entrada é necessária para empresas, autônomos e PJs

O Documento Básico de Entrada é o nome do documento que unificou diversos procedimentos e assuntos relacionados aos CNPJs.

Ele é de extrema importância para realização de trâmites de uma empresa, como solicitação de abertura, alteração de cadastro, baixa e restabelecimento de inscrição.

Abaixo iremos entender melhor como emitir o documento básico de entrada e como ele é fundamental para as empresas.

Para que serve o DBE?

Como já adiantamos acima, o DBE é necessário para diversos atos frente ao CNPJ de uma empresa, inclusive para a abertura e encerramento do mesmo.

Além disso, esse documento serve para as organizações no momento em que elas precisarem terceirizar serviços de pessoas jurídicas.

Vale lembrar que o DBE se faz necessário também para os trabalhadores que atuam como profissionais liberais ou autônomos que prestam serviços como pessoas jurídicas, os PJs.

Como solicitar e emitir o Documento Básico de Entrada?

Primeiramente, para solicitar este documento, é necessário acessar o site do Governo Federal, na plataforma Redesim, onde é possível preencher um formulário com as informações sobre a empresa e sobre os responsáveis por ela.

Além do preenchimento online, há também a alternativa de fazer esse requerimento em inspetorias, instituições financeiras autorizadas ou delegacias da Receita Federal.

Como fazer o acompanhamento?

Após o preenchimento do formulário, você poderá consultar a viabilidade do seu negócio no estado em que será instalado, além da disponibilidade do nome escolhido.

Essa consulta se faz possível por se tratar de um serviço unificado, disponibilizado pela receita federal.

Após essa análise, será gerado um número de recibo e outra identificação, importante para o momento de consulta ao longo do processo.

O acompanhamento é importante para verificação de pendências, podendo assim resolvê-las de acordo com o que é solicitado.


Documento Básico de Entrada é liberado após três dias úteis, após verificação de pendências.
Documento Básico de Entrada é liberado após três dias úteis, após verificação de pendências.

Conclusão da solicitação

Após o preenchimento e com a solicitação submetida, você poderá aguardar três dias úteis para receber a liberação de impressão.

É importante lembrar que a liberação é feita após não ser constatado nenhuma pendência.

Se constar alguma pendência, é necessário resolvê-la para só então transmitir novamente e aguardar retorno.

Para garantir a eficiência do procedimento, conte com a ajuda de um contador.

Leia também: Sobre a ISO 37.30

Uma resposta

Deixe um comentário